ÁLBUM DE GRAVURAS – HOMENAGEM A DIONÍSIO DEL SANTO (2017)

Texto: Almandrade
 

 

A SERIGRAFIA DE RICK RODRIGUES

 

O destino de um artista é contemplar trabalhos de seus antecessores na busca de referências para localizar um caminho, no complexo mundo das artes visuais. Que feliz ideia deste artista que começa um projeto se debruçando na linguagem depurada de um mestre como Dionísio Del Santo. Rick Rodrigues neste trabalho gráfico (serigrafia) sonha com linhas paralelas que projetam no espaço branco do papel um território para acomodar inquietações do olhar.

 

Antes é preciso conhecer o mundo com o olhar do outro que construiu com habilidade abrigos para quem se dispõe a ver e imaginar. É um privilégio se dedicar ao aprendizado de ocupar a superfície do papel ou da tela grafismos que fazem da visualidade, produto de um saber e uma política localizada.

 

Um trabalho delicado, uma combinação de paralelas que surgem num primeiro olhar contorno ou sombras de casas. Mas não são, talvez sejam cavernas escuras que amedrontam ou escondam maravilhas que despertam curiosidade. Ao mesmo tempo, são bordados que formam composições definidas por ritmos lineares. A série preserva o modelo gráfico como cartas de um jogo secreto. A racionalidade do traço desenha o lugar imaginário que acaricia sentidos que nele depositamos para nos livrarmos do desconhecido onde a arte se esconde.



ACESSE AS GRAVURAS!