RETRATO E MEMÓRIA: BORDA!
Cafezinho + Chá da tarde + Piquenique + Papinho + Cachoeira + Passeio de bicicleta + Caminhada + Terra batida + Grama + Vídeo chamada + Zap + Memórias + Retratos = Bordadinho da alma!
O projeto Retrato e Memória: Borda! surgiu no verão de 2019. Nasceu da necessidade de ouvir e de ser ouvido; de conhecer e ser conhecido; de lembrar e ser lembrado; de ouvir as memórias, alegrias, doçuras, mas, também, as fragilidades.
A obra de Rick Rodrigues fala de suas memórias afetivas; lembranças vividas, inventadas ou projetadas; a vivência do lar-abrigo e o corpo-casa.
Com linhas sobre tecidos antigos da família, garimpados ou ganhados, o artista, com a estratégia da costura com o ponto-atrás, tem elaborado obras bordadas que retratam, principalmente, sua vivência familiar e interiorana.
O projeto vigente consiste, sumariamente, em ouvir memórias através de encontros, ou chamadas de vídeo/áudio; ver fotografias e, por fim, elaborar uma obra bordada sobre um tecido ou outro suporte possível que, no entanto, resgate memórias do espectador.
Como funciona?
-
Marcaremos um encontro físico ou virtual. Sugestões: café ou chá; banho de cachoeira; piquenique; passeio no parque; andar descalços em estrada de terra batida; deitar na grama; papear no sofá ou na calçada; vídeo ou áudio chamada; etc
-
O cliente deve eleger uma fotografia/retrato e um suporte. Sugestões: paninhos de família (mãe, vó, tia, etc.);
-
O artista colhe as histórias;
-
Leva a fotografia e o tecido ou outro suporte elegido para o ateliê e produz a obra;
-
Obra finalizada, memórias registradas. O cliente recebe a obra, pode-se, assim, rolar outro encontrinho;
-
Todas as obras produzidas serão fotografadas e expostas no site do artista (www.rickrodrigues.com), caso o cliente autorize.
Entre em contato!
Preço ajustado de acordo com o suporte. Considerando tamanhos e materialidades.