OFICINA “COSTURA COMO TRAVESSIA. MEMÓRIAS COMO AFLUENTE”

A série “Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura” foi construída a partir de uma pesquisa sobre a presença da água em João Neiva/ES. Nesse ensejo, Rick produziu obras bordadas representando os números de nascentes, microbacias e fluxos de água no município e os principais rios que cortam a cidade, o Clotário e Piraqueaçu.

Para compor o conjunto, o autor recolheu galhos, pedras e outros elementos dessa paisagem, mesclando-os a bordados sobre diversos suportes, brinquedos e miniaturas.

 

o rio que fazia  uma volta

atrás da nossa casa

era a imagem de um vidro mole...

 

passou um homem e disse:

essa volta que o rio faz...

se chama enseada...

 

não era mais a imagem de uma cobra de vidro

que fazia uma volta atrás da casa.

era uma enseada.

acho que o nome empobreceu a imagem.

Manoel de Barros

 

 

DINÂMICA

Utilizando a técnica do bordado tradicional, a oficina propõe a construção de um desenho a lápis de um pedaço do rio (águas de João Neiva/ES) reservado na memória de cada participante da formação. Em seguida, o artista ensina a técnica do bordado sobre papel, uma de suas práticas para construção de obras bordadas.

 

A formação, ainda, prevê investigar e sugerir variações para serem trabalhadas em salas de aula e com públicos diversos. Proporemos a utilização de suportes extra-artísticos, sendo indicado: papelão, sacos plásticos, caixas de remédios, galhos, folhas, fotografias, tecidos e objetos para a construção de obras híbridas. Para essas estratégias, também indicamos diversos materiais para costura, como: barbantes, tiras de tecidos diversos, tiras de sacolas plásticas e outros. Por fim, faremos uma dinâmica que juntará todos os percursos bordados em uma grande obra coletiva. A junção é dada pela afinidade do bordado e construída como peças de dominó.

 

Variação de tema: indicamos pensar o relevo e formações montanhosas da cidade.

 

 

TEMPO DE CHEIA, 2022.

Bordado em prato de alumínio recolhido no Rio Piraquêaçu em João Neiva/ES.

_DSC0828.jpg

Projeto contemplado pelo Edital 20/2020 - SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS SETORIAIS DE ARTES VISUAIS REALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DA SECULT/ES, desenvolvido com recursos do FUNCULTURA.